Aditivos para Telhas de concreto, Plastificantes – A Pluralquímica tem as melhores soluções

As Fábricas de Telhas de concreto enfrentam vários desafios para industrializar produtos conformes à Norma da ABNT 13858-2 e, principalmente, produzir Telhas que ofereçam beleza, variedade de cores, resistência, conforto térmico, estanqueidade, encaixes perfeitos e durabilidade. Para que as peças fabricadas atendam essas exigências técnicas, alguns aspectos devem ser observados com o máximo cuidado, são eles:
1.Escolha criteriosa e controle de qualidade das matérias-primas;
2.Escolha do Aditivo plastificante ideal para Telhas de concreto;
3.Qualidade da água de amassamento;
4.Equipamentos de produção adequados e bem regulados;
5.Óleo Desmoldante;
6.Câmaras de cura apropriadas e tipo de Cura;
7.Produtos químicos complementares;
8.Laboratório de controle de qualidade e mão de obra bem qualificada.
Em se tratando de agregados para fabricação de Telhas de concreto com qualidade, pode-se usar areia fina, média ou grossa, sendo que a areia fina produzirá Telhas com acabamento superficial bem melhor, mas poderá implicar em redução da resistência final da Telha. Quando o fabricante opta por areia média ou grossa, ele está mirando, principalmente, a maior resistência da peça. Padrão de granulometria e inexistência de contaminantes na areia é outro elemento com o qual deve-se ter o máximo cuidado.
A existência de maior quantidade de finos num traço sempre implica em maior área a ser molhada, mais água de amassamento, e maior exigência de cimento. Com o uso da areia média, ou grossa, traço misto, a resistência sobe, em função da diminuição das áreas a serem molhadas no interior do concreto fresco, implicando em maior resistência e até em menor consumo de cimento, com a redução do custo de produção.
Uma Fábrica de Telhas de concreto pode usar tanto o cimento branco quanto o cimento cinza, ambos do tipo ARI, para oferecer diferentes cores e atender a outros requisitos dessas peças. Nossos pigmentos, da linha TONOX – Óxido de ferro sintético puro sintético para artefatos de concreto, têm grande importância, devido à sua elevada força colorística e pureza, que implicam em menor quantidade de finos no traço, mais economia para alcançar a cor desejada e menor interferência na resistência final da Telha. Mas, se o traço adequado é um desafio, não menos importante é a condição climática e a velocidade do processo de produção.
O TITAN 123 - Aditivo para Telhas de concreto, da Pluralquímica, foi formulado para atender aos fabricantes que procuram combinar o excelente acabamento das Telhas, ótima resistência da peça moldada, auxílio na impermeabilidade e alta produtividade.
Teores de umidade muito elevados podem comprometer a resistência e a estanqueidade, aumentando os poros e a absorção de água pela Telha curada, além de dificultar a desforma, porém, teores muito baixos também podem implicar em Telhas com baixa resistência e alta absorção, além de aumentar o desgaste dos equipamentos de fabricação. Normalmente, essas Fábricas, trabalham com umidade entre 9,0 e 13,0% em relação ao peso do traço seco. TITAN-123 e o TITAN 121 são Aditivos que promovem ótimo acabamento superficial e ajudam a sua Fábrica a alcançar resistências superiores a 320 Kg, com 24 horas de cura, dependendo do traço, modelo da telha e do processo; a Norma determina valores entre 120 e 240 Kg, dependendo do modelo, como o mínimo aceitável, com 28 dias de idade.
Ao otimizar a hidratação do cimento, baixando a tensão superficial da água, TITAN 123 e TITAN-121 ajudam a fabricar Telhas com baixa absorção de água, quando curadas, alcançando números em torno de 3,5%, portanto, bem inferiores à exigência da NORMA ABNT, que considera como aceitáveis até 10,0% de absorção. Isso acontece porque esses Aditivos também incorporam ar na medida e tempo certos, permitindo o máximo aproveitamento da pressão de extrusão da telha fresca e, no ato da extrusão, a correta expulsão do ar incorporado, com o máximo aproveitamento da água do traço. Assim, nossos Aditivos promovem um leve brilho superficial, sem bolhas, contribuem para o fechamento dos canais internos e o bom escoamento da água da chuva, quando o telhado estiver em uso.
Mas, não para por aí, se a Fábrica de Telhas de concreto precisa otimizar o processo, para reaproveitamento rápido das fôrmas e do espaço na Câmara de cura, TITAN-123 vai contribuir, acelerando a pega e ajudando a garantir produtividade em dias muito frios. A interação com o nosso Desmoldante para Telhas de concreto, DESMOLFÁCIL-TC, é outra característica desses produtos, o PH do sistema/processo, a temperatura, o tipo de cura e de cimento também precisam estar equacionados. Quando uma dessas variáveis não se ajusta, o resultado é Telha que gruda no molde, Telha quebrada, perda de fôrmas, trincas, retrabalho, prejuízo, insatisfação do cliente final com a falta de qualidade e, até mesmo, com telhados vazando; o que é uma enorme dor de cabeça para o fabricante de Telhas de concreto.
TITAN 121, como aditivo para Telhas de concreto, também atua em harmonia com as diversas exigências, porém, é mais apropriado para climas quentes, oferecendo a vantagem de auxiliar na repelência da Telha à água da chuva, contribuindo ainda para diminuir os efeitos da eflorescência em Telhas coloridas. O baixo consumo desses dois Aditivos também é um fator importante, eles podem ser utilizados num intervalo entre 90 e 140 ml para cada 100 Kg de cimento, um consumo muito baixo por peça fabricada, quando comparado às enormes vantagens oferecidas, a possibilidade de reduzir o consumo de cimento e a preservação dos equipamentos de fabricação.
Como vimos, a fabricação de Telhas de concreto é complexa e exige profissionalismo; diversas variáveis vão interferir numa mesma equação e precisam estar corretamente ajustadas. O concreto é “ingrato” porque, uma vez adicionada a água de amassamento, não há mais reversão possível, se houver um erro grave no processo o prejuízo será líquido e certo. A Pluralquímica pode ajudar você a alcançar resultados mais expressivos, aumentar o lucro, reduzir perdas e elevar a satisfação dos seus clientes com as suas Telhas de concreto. Fale com a gente, nossa experiência e inovação fazem a diferença.


João Barbalho – Vendas Técnicas
Pluralquímica Indústria e Comércio.
Fones: (15) 3384 4006 – 4751
Whatsapp.: (15) 99177 2786
E-mail: barbalho@pluralquimica.com.br


Planetária: Argamassa com Aditivo 123
Molde com Desmolfácil TC
Telha fresca após extrusão
Telha sendo desmoldada
compartilhar:

Os comentários estão encerrados.