Coronavírus e as mudanças climáticas

Existe uma relação perturbadora entre a pandemia do Coronavirus e os efeitos do aquecimento global. O mosquito da Dengue, outro flagelo, prolifera-se a partir de disposição errada do lixo, da água parada em entulhos e da falta de conscientização das pessoas a respeito da importância dos hábitos de higiene. No mundo, não faltam exemplos de como as mudanças climáticas assombram comunidades (incêndios florestais, enchentes, derretimento de geleiras, proliferação de doenças e vírus letais, dentre outros).

A emissão de CO² (dióxido de carbono) principal causador do efeito estufa, piora a qualidade do ar e aumenta as doenças respiratórias. Portadores de doenças respiratórias e os idosos estão entre os grupos de alto risco para o Coronavírus, e é nesses grupos que a mortalidade é mais alta. Segundo o Instituto da Saúde Mundial da Universidade de Londres, as emissões de CO² geradas por combustíveis fósseis seguem crescendo e registraram uma alta de 2,6% entre 2016-2018. Cerca de 2,9 milhões de pessoas no mundo morreram prematuramente, com patologias ligadas indiretamente às partículas finas.

O problema é seríssimo e, doravante, vamos estar expostos cada vez mais aos efeitos destrutivos da ação humana sobre o meio ambiente. A proteção às abelhas, e aos homens, contra os efeitos nocivos dos agrotóxicos; promoção da agricultura de baixo impacto; uso racional da água, preservação de mananciais; redução do uso de combustíveis fósseis; geração de energia limpa a partir de fontes naturais/renováveis e a propagação de modos de vida sustentável são formas de ajudar a reduzir os efeitos de pandemias como a do Coronavírus.

Na Pluralquímica, temos procurado fazer a nossa parte, investindo em iniciativas para redução do consumo de plástico, o cultivo de árvores, a disseminação de um modo de vida sustentável e a produção de soluções biodegradáveis para os nossos parceiros. Os produtos PLURALBLOC, TITAN 122 e 123, ISOLÁCQUA-E, KRISP, MAXIMOL-BIO, DESMOLFÁCIL-BIO, TONOX, IMPERVED-ADMIX, IMPERVED-AB, PLURALMASSA, FLUX-40, LUMEN-28, LUMEN-27, ASFALTEX-A, ASFALTEX-B, DURAN e MAXIMOL-EP, todos biodegradáveis, refletem nosso compromisso com essa pauta.

Queremos contribuir com os “17 compromissos da ONU para o desenvolvimento sustentável” veja o link https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu e desejamos que pandemias como a atual sejam um alerta (triste) para que a humanidade aja para mudar o rumo das coisas, confiando na comunidade científica, que agora, vem sendo chamada a solucionar, com urgência, um problema que, talvez, pudesse ter sido evitado ou menos letal.

João Barbalho – Vendas Técnicas
Pluralquímica Indústria e Comércio.
Fones: (15) 3384 4006 – 4751
Whatsapp.: (15) 99177 2786
E-mail: barbalho@pluralquimica.com.br

Para mais informações técnicas do produto clique aqui
compartilhar:

Os comentários estão encerrados.

Scroll Up