Desmoldante para concreto aparente – A importância do Desmoldante para a boa execução do concreto aparente de valor arquitetônico

O concreto aparente, há muito, vem ganhando espaço destacado na arquitetura brasileira, impulsionado, principalmente, pelo trabalho do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012. Dentre outras tantas obras importantes, Niemeyer projetou Brasília, a Sede da ONU, o Museu de Arte Contemporânea e o Memorial da América Latina. Suas obras são reconhecidas e admiradas no Brasil e no mundo.
Na arquitetura com concreto aparente, um dos importantes desafios que se impõem é fazer da superfície da peça moldada, (uma parede, fachada, ou um elemento arquitetônico), o próprio acabamento, a parte visível da obra, sem emboço, revestimentos, pinturas etc. Nessa hora, o risco que se assume é o de sujeitar toda a estrutura aos efeitos danosos do meio-ambiente. Mais do que estrutural, o concreto assume o papel de ator principal, tendo de combinar a segurança e robustez de uma boa edificação com a classe e elegância requerida em obras de valor arquitetônico, e equivale-se, nesses casos, a obras de arte da arquitetura moderna.
No Brasil, alguns especialistas atuam na área de concreto aparente, dentre essas empresas, destacamos a GR Consultoria, do Engenheiro Gabriel Regino (especialista, autor de importante obra sobre qualificação de mão de obra na construção civil): www.grconsultoria.com, que dá suporte técnico e acompanhamento profissional a inúmeras obras em concreto aparente pelo Brasil afora. A PHD Engenharia também se destaca pela qualidade e excelência do seu Corpo Técnico e obras importantes com o seu acompanhamento: www.phd.eng.br. Essas obras exigem máximo cuidado, combinam também pigmentos, agentes de impermeabilização, partes lisas com partes em relevo, curvas e reentrâncias, exposição, ou não, de agregados, com ambientes, climas e projetos diferenciados.
Embora não pareça, o concreto aparente é muito sensível, sujeito a ataques por substâncias agressivas, chuva ácida, sais de cloretos solubilizados em água, reações álcalis-agregados, dentre outras, que podem danificar a estrutura, colocando em risco todo o trabalho e até a segurança da edificação. Então, para manter-se íntegro, o concreto aparente exige cuidados especiais, do começo ao fim da obra e ao longo do ciclo de vida útil da edificação.
O desmoldante escolhido também desempenha papel importante, porque ele tem de oferecer muito mais do que a simples separação entre o molde/fôrma e o concreto. Espera-se que esse produto entregue outros resultados, dentre os quais, destacamos:
1. Ótima ancoragem no molde, suportando o tempo necessário para a montagem de todos os elementos antes do fechamento da fôrma;
2. Que permaneça na fôrma durante a ocorrência de intempéries e no momento de molhar o molde para lançar o concreto;
3. Ótimo desmolde, facilidade para sacar a fôrma/molde;
4. Boa repelência à água do concreto fresco;
5. Que não ataque a armadura nem os outros dispositivos instalados antes do lançamento do concreto;
6. Que não interfira no processo de transferência de aspectos sensitivos do molde para a superfície do concreto – no caso de concreto ripado, por exemplo, e mesmo no caso do concreto liso;
7. Que permita uma boa expulsão de ar durante a vibração;
8. Que não manche o concreto;
9. Fórmula suave, que preserve a saúde do trabalhador e o meio ambiente;
10. Menor deposição de resíduo de desmoldante sobre a superfície do concreto endurecido, para facilitar e ajudar no tratamento final;
11. Bom rendimento por m², dentre outros.
A Pluralquímica desenvolveu uma família de produtos voltados para esse tipo de obra (MAXIMOL- CS, MAXIMOL-LP, HIDROLFLEX, HIDROLMAX, ISOLÁCQUA, AURO e TONOX). Neste Artigo falamos apenas do MAXIMOL-CS – Óleo desmoldante de máximo desempenho, para concreto aparente ripado e múltiplas aplicações. Trata-se de Produto especial, biodegradável, formulado com matérias-primas selecionadas e rigoroso controle de qualidade.
Este produto atende a todos os requisitos apresentados acima e tem sido utilizado em importantes obras em concreto aparente pelo Brasil afora, desde Residências de veraneio, Hotéis e Edifícios de diversas Regiões, até obras arquitetônicas de grande beleza e alto impacto urbanístico, como a Paróquia Sagrada Família de Brasília, projeto arquitetônico de autoria do escritório Arqbr Arquitetura e Urbanismo, também da Capital Federal, conduzida pela Construtora Tecna, nossa parceira comercial, onde participamos com este e outros produtos. Visite: http://www.arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/arqbr-arquitetura-e-urbanismo-igreja-brasilia.
Além dos aspectos listados, o suporte técnico oferecido pela Pluralquímica proporciona segurança e bons resultados nas etapas seguintes, e tem sido fator diferencial para a escolha dos nossos produtos por Engenheiros especialistas, Construtores e Escritórios de Arquitetura pelo Brasil afora. Temos produtos inovadores para todo o processo, experiência e compromisso com os resultados.
O desmoldante também deve auxiliar nas etapas seguintes, em primeiro lugar, tendo uma formulação que não ofereça grande reatividade com o concreto e seus constituintes, afinal, o concreto aparente poderá ficar exposto aos efeitos danosos de inúmeros contaminantes. Algumas substâncias da fórmula de MAXIMOL-CS agem, após o lançamento, ajudando a expulsar o ar aprisionado, aproveitando as reações físico-químicas próprias do concreto. Assim, quando nosso desmoldante auxilia na formação de uma superfície mais uniforme, com pouco ar aprisionado, também está ajudando na compacidade e diminuição das patologias que podem permitir o ingresso de água e de outros agentes agressores que atacam e corroem a armadura.
Ao trabalhar bem ancorado no molde/fôrma, repelindo a água e modificando as tensões, o MAXIMOL-CS resulta em menor contaminação do concreto, após a retirada das fôrmas, permitindo, de um lado, melhor ancoragem dos produtos de tratamento final e, de outro, a menor participação de resíduos nas camadas internas do concreto, uma vez que esses resíduos oleosos também podem ajudar a propagar patologias e ataque químico ao concreto e armadura, ao longo de anos.
Logo, a utilização de um desmoldante apropriado também contribui para o aumento da segurança e da vida útil da edificação. A dosagem correta das substâncias na fórmula do desmoldane, o estudo das tensões superficiais, das fôrmas, reações, e da reologia dos fluidos permitiu-nos chegar a uma formulação que oferecesse o melhor resultado no momento do adensamento, vibração, pega, e na hora de sacar os moldes.
Mas, não para por aí, afinal, um desmoldante inadequado pode conter substâncias que se combinam com outras, presentes no concreto fresco, podendo promover a aderência do concreto em certos pontos da fôrma/molde, atrapalhando a cura em certos pontos, prejudicando o acabamento superficial, exigindo retrabalho, estucamento e introdução de novos produtos que podem afetar tanto o acabamento quanto estética da obra. Interferir o menos possível na superfície do concreto aparente moldado é uma das vantagens oferecida pelo MAXIMOL-CS. Com isso, você economiza em mão-de-obra, prazo, reduz o custo com novos produtos, evita ou retarda intervenções corretivas.
Outro aspecto importante a considerar é que a superfície do concreto que recebe essas intervenções corretivas também pode gerar um círculo vicioso, ampliando o problema, comprometendo a ancoragem dos tratamentos posteriores, modificando a porosidade ao longo da superfície, implicando em alteração da estética e cor do concreto, não raro, comprometendo o desempenho técnico dos produtos usados para o tratamento final.
Ao decidir-se pela realização de obra em concreto aparente, lembre-se de que o desmoldante é um importante produto auxiliar, mas ele pode prejudicar o resultado final da obra; nesse caso, a compra de um produto de má qualidade, ou inadequado, não compensa os prejuízos e os riscos dessa decisão. O desmoldante representa muito, muito pouco, na planilha de custos e não vale a pena improvisar nesta seara; portanto, prefira produtos adequados, de empresas sérias e experientes, como a Pluralquímica, que tenham compromisso com resultados.
Se você se satisfez com o resultado ao usar nosso produto, quando sacou o molde, tendo a certeza de que não precisará fazer grandes intervenções corretivas, então, teremos cumprido a nossa missão: atuar com discrição e inovação, ajudar a proporcionar o melhor resultado, auxiliando na segurança da obra, na redução de custos e no bom conceito da sua Construtora no mercado; no fim das contas, quem tem que dar o show é a obra de arte moldada pela sua equipe.

Obras realizadas com Maximol CS
João Barbalho – Vendas Técnicas
Pluralquímica Indústria e Comércio.
Fones: (15) 3384 4006 – 4751
Whatsapp.: (15) 99177 2786
E-mail: barbalho@pluralquimica.com.br


compartilhar:

Os comentários estão encerrados.