Dia Mundial de Prevenção ao Suicidio – Unidos pela vida.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é lembrado anualmente em 10 de setembro. Segundo Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2019, mais de 97 mil pessoas morreram por suicídio na Região das Américas e estima-se que as tentativas de suicídio foram 20 vezes maior que esse número.

A campanha representa, justamente, um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio. O objetivo principal é sensibilizar a sociedade como um todo - familiares, amigos, profissionais da saúde, autoridades, etc - a fim de promover medidas mais eficazes para prevenir o suicídio.

Claro que esse objetivo só será alcançado mediante colaboração de muitos setores sociais. É necessário dar suporte (principalmente psicológico) às famílias e pessoas que tentaram o suicídio; produzir conteúdos informativos - cartilhas, comerciais, artigos, palestras, etc - destinados a população em geral e grupos de risco, como jovens; investir em capacitação de profissionais que atuam na linha de frente com esses casos, bem como outros atores relevantes; instigar a discussão aberta sobre saúde mental - em casa, na escola, no local de trabalho.

Acreditamos que essas atitudes devem ser frequentes e trabalhadas com afinco. Visto que, em sua maioria, os suicídios são “anunciados”, ou seja, pessoas quem tem intenção de tirar a própria vida dão sinais, seja com um simples “vou sumir um dia” ou “queria poder dormir e não acordar nunca mais”. São esses detalhes, que muitas vezes não nos atentamos, que podem ser cruciais. Então, é importante bater na mesma tecla sempre, até que, um dia, possamos comemorar uma queda brusca nas estatísticas.

Atente-se aos sinais e procure ajuda. Toda vida é importante.

A Pluriquimica ressalta a importância do debate sobre esse tema em todas as esferas sociais e reafirma seu apoio e respeito pela campanha de combate ao suicidio. Você não está sozinho!

Fonte:
https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-prevencao-ao-suicidio-2021#materials
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/21/folheto-popula----o.pdf

Os comentários estão encerrados.