Os incêndios no Mato Grosso e suas consequências

Detail of fire of reeds inside the lake Juni­n in Ondores, that damages the habitat of the birds that live there (Chloephaga melanoptera)

Você realmente sabe da importância da árvore e da floresta para a sua vida?

O avanço dos incêndios em florestas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e demais Estados da Amazônia legal, é fato triste e sinistro; Atualmente, a Mata Atlântica tem apenas 7,3% da sua cobertura original. O Sertão Nordestino seria um prenúncio do que nos espera? Há, nesse sentido, um círculo vicioso que vai se fechando. Senão, vejamos:

· No sertão Nordestino, a agricultura sem controle provocou deserto, miséria e êxodo;
· A Amazônia é uma das principais fontes de evaporação e chuva para diversas regiões do Brasil. Os Rios, ou nascem em florestas, ou se associam imediatamente a elas para viver. Nas florestas tropicais estão um quinto de toda a água potável do mundo;
· A Floresta e a fauna amazônicas vêm sendo paulatinamente destruídas pela ação humana, provocando secas e devastação;
· As secas diminuem o nível da água nas represas, provocando racionamentos de água e energia;
· Sem florestas, não há nascentes, nem chuvas; os rios morrem, faltará água e energia para a agricultura e pecuária.

Os incêndios criminosos trazem lucro sujo, rápido e predador, com pecuária, agricultura e garimpagem ilegais. A União Europeia já sinalizou que está em busca de novos fornecedores para substituir produtos agrícolas brasileiros.

Empresários(sérios) do agronegócio, banqueiros, cientistas, governos estrangeiros e outros líderes setoriais já alertaram o governo brasileiro a respeito do risco de colapso econômico e social previsível. Não é catastrofismo, as mudanças climáticas estão no dia-a-dia de todos nós. As queimadas na Amazônia deixarão um rastro de doenças respiratórias e decadência econômica.

Aqui na Pluralquímica, fazemos a nossa parte; formamos, por exemplo, um Pomar com diversas árvores frutíferas, caramanchão, composteira, árvores nativas, arbustos, flores, temperos e horta. Plantamos e colhemos verduras, frutos, sombra e habitat para animais como abelhas, beija-flores, teiús, pardais, besouros, borboletas, gambás, gatos, lagartixas, formigas e, (volta e meia) recebemos a visita de araras e tucanos.

Cada árvore de grande porte, segundo os cientistas, lança na atmosfera 300 litros de água, diariamente – o equivalente ao consumo diário de água de um ser humano.

Temos de agir, urgentemente. Que tal começar já? Plante, cuide e adote uma árvore, por exemplo!!!!!

Fontes:
WWF Brasil wwf.org.b r
Wikipédia www.wikipedia.org
Pluralquímica – www.pluralquimica.com.br
SOS Mata Atlântica – www.sosma.org.br
Universo Online – www.uol.com.br
João Barbalho – Vendas Técnicas
Pluralquímica Indústria e Comércio.
Fones: (15) 3384 4006 – 4751
Whatsapp.: (15) 99177 2786
E-mail: barbalho@pluralquimica.com.br

Para mais informações técnicas do produto clique aqui

Os comentários estão encerrados.